As Últimas
Publicidade
27 de out. de 2014
Publicidade 2

Mais de 120 mil eleitores da Serra terão que justificar voto do 2º turno

Prazo para justificar é de 60 dias após cada turno da votação.
Justificativa pode ser feita em cartório eleitoral ou via postal. Em Nova Friburgo, 34.540 pessoas não compareceram às urnas.


Foto: Divulgação/Tudo em Foco
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 120.030 eleitores das principais cidades da Região Serrana do Rio não votaram neste domingo (26), segundo turno das Eleições para presidente e governador. Em Nova Friburgo, 34.540 pessoas não compareceram às urnas. Em Petrópolis, não votaram 56.424 eleitores e, Teresópolis, outras 29.066 abstenções.

Quem não votou e não entregou justificativa no dia da votação deve apresentar o requerimento em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação. Em qualquer hipótese, o requerimento deve ser acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.

O eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual revisão do eleitorado no município onde for inscrito, visto que o não atendimento à convocação da Justiça Eleitoral para esse fim poderá levar ao cancelamento de seu título eleitoral.


Fri notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Mais de 120 mil eleitores da Serra terão que justificar voto do 2º turno Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias