As Últimas
Publicidade
24 de out. de 2014
Publicidade 2

Cidades da Região Serrana do Rio se reúnem para discutir 'Rota Cervejeira'

Projeto vai receber verba de R$ 8 milhões e deve atrair 150 mil visitantes.
Objetivo é incentivar setor de cervejas artesanais e especiais.


Representantes conversaram sobre o projeto
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis)
Autoridades de municípios da Região Serrana se reuniram, nesta quinta-feira (23), em Teresópolis para discutir os próximos passos da criação da Rota Cervejeira, projeto que vai receber, junto com o polo cervejeiro, R$ 8 milhões em investimentos do Governo Estadual, Sebrae e prefeituras. A expectativa é que o atrativo atraia 150 mil visitantes por ano, sendo 50 mil apenas em Nova Friburgo. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais, através de pacotes de visitações e degustações em fábricas da região.

A reunião aconteceu na Vila St. Gallen, uma réplica de uma vila germânica que conta com restaurante e fábrica de cerveja, no bairro do Alto. As cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, PetrópolisCachoeiras de Macacu e Guapimirim já se uniram para criar a Rota Cervejeira, um passeio para conhecer o processo de produção da bebida preferida do brasileiro. O circuito interliga 10 micro e grandes cervejarias, além de bares que produzem a própria bebida, incluindo o Museu da Cerveja, em Petrópolis.

“Com as pequenas cervejarias artesanais, movimentamos não só o mercado de cerveja, mas também a gastronomia e a hotelaria. Vamos integrar toda a região e alcançar mercados mais longos de turismo”, disse, Nauro Grehs, secretário de Turismo de Nova Friburgo. "Além de aumentar o número de turistas da nossa região, a Rota da Cerveja vai trazer uma cultura diferente para todos os municípios participantes, aumentando, inclusive, as possibilidades de novos empreendimentos", avaliou secretário de Turismo de Teresópolis, Ronaldo Fialho.

O secretário lembrou ainda que a redução no ICMS para as micro cervejarias no estado, que baixou de 25% para 13%, é um incentivo a mais para o projeto. “Estamos motivando o micro cervejeiro a produzir. Nas fábricas haverá visitação e curso de sommelier”, acrescentou Fialho.


Fri Notícias/G1 Região Serrana



Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cidades da Região Serrana do Rio se reúnem para discutir 'Rota Cervejeira' Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias