As Últimas
Publicidade
14 de jul. de 2014
Publicidade 2

Morador descobre carro roubado em consulta na web e avisa PM em Macaé

Ele fez consulta no Sistema Nacional de Informação e Segurança Pública. Sinesp Cidadão permite  consultas a veículos e mandados de prisão.

Um morador do bairro Lagomar, em Macaé, no interior do Rio, usou a tecnologia para descobrir que um carro abandonado era roubado. Segundo a polícia, ele percebeu o veículo estacionado há dias na rua em que mora e resolveu consultar a situação do carro no Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública, o Sinesp Cidadão. Ao jogar a placa do veículo no sistema, o morador constatou que o Celta branco era roubado e chamou a Polícia Militar. Os policiais confirmaram que o carro era roubado e o levaram para a 123ª DP (Macaé), onde está apreendido à espera do proprietário.

O aplicativo Sinesp Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp, o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O Sinesp Cidadão é composto por dois módulos: a consulta a veículos permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.

Já a consulta a mandado de prisão: assegura o direito ao cidadão de consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento e vigentes, com a finalidade de auxiliar a polícia. As informações são consultadas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ, graças à parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Morador descobre carro roubado em consulta na web e avisa PM em Macaé Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias