As Últimas
Publicidade
28 de ago. de 2013
Publicidade 2

Baleias chamam a atenção próximas à praia de Rio das Ostras, RJ

Mãe e filhote da espécie Franca descansavam na praia de Itabepussus. As fêmeas adultas podem chegar a pesar até 60 toneladas.

Adulto e filhote fizeram graça na praia de Itapebussus (Foto: Gabriel Sales/Divulgação)
Duas baleias da espécie Franca roubaram a cena na tarde desta quarta-feira (28) na praia de Itabepussus, em Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Mãe e filhote estão viajando em direção à região ártica do planeta, em busca de água fria e de alimentação. As baleias vieram do litoral norte do país.

O oceanógrafo Caio Ribeiro disse que essa espécie é constante na região neste período do ano, quando se deslocam para a Patagônia ou a Antártica. "Nesse período do ano, elas estão voltando para as águas geladas do extremo sul do hemisfério. Elas vêm do litoral norte, onde foram se reproduzir. É uma emoção muito grande trabalhar com esses animais e presenciar cenas como essas", disse Caio.

A explicação para a proximidade das duas baleias com a costa é que elas estão descansando antes de seguir viagem. Um animal adulto da espécie Franca pode chegar a 18 metros de comprimento. A fêmea adulta pode chegar a pesar mais de 60 toneladas. Já o macho chega a, no máximo, 45 toneladas.


Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Baleias chamam a atenção próximas à praia de Rio das Ostras, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias