As Últimas
Publicidade
2 de dez. de 2011
Publicidade 2

Reinaugurado o Ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã.



O prefeito Sérgio Xavier, acompanhado do secretário de Saúde, Renato Abi-Râmia, reinaugurou na manhã de segunda-feira, dia 28, o ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã. Da solenidade participaram outros secretários, vereadores, autoridades, equipes do hospital e convidados. A unidade foi duramente atingida durante a enchente de janeiro e foi totalmente recuperada. As novas instalações é o resultado do esforço coletivo em prol da melhoria da saúde para a população de Nova Friburgo.
O primeiro pronunciamento foi da assessora do secretário de Saúde, Valéria Manhães, que falou do compromisso da nova administração do hospital em atender bem à população. A chefe do ambulatório, Eliete Devico, fez um agradecimento especial a toda a equipe do ambulatório que atua com o propósito de melhorar o atendimento, que deve ser de excelência para todos que buscam aquela unidade.
O diretor do hospital, Marcelo Órphão, falou de sua felicidade com a entrega à população do ambulatório totalmente recuperado, resultado da luta de todos, por ter sido um dos locais mais atingidos do hospital, precisando ser reconstruído, pelo que agradeceu a todos que trabalharam nessa reconstrução.
O secretário Renato Abi-Râmia explicou que o ambulatório – totalmente reconstruído – servirá para o pré e pós-operatório dos clientes. Anunciou que ali passam a trabalhar 47 médicos. Lembrou que a construção daquela unidade foi do antigo Inamps, à época da antiga Benemérita Irmandade (que era a mantenedora do hospital). Com a advento do SUS o sistema ambulatorial da cidade foi ampliado, inclusive com o antigo Sase, em Olaria (que ele pretende fazer retornar ao sistema de saúde).
Abi-Râmia afirmou ser aquele ambulatório, de padrão moderno, fundamental por retirar os pacientes de dentro do Hospital Municipal Raul Sertã. O secretário elogiou a antecessora Jamila Calil pela contribuição na recuperação da unidade em tempo recorde após a enchente de janeiro. Ele admitiu carência de profissionais no hospital, destacando os cardiologistas, mas se propôs a se esforçar em recuperar o atendimento ali prestado. Disse que não vai ficar se desculpando nem culpando administrações anteriores, pois sabia dos problemas que encontraria à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Uma de suas metas é comprar medicamentos de qualidade, o que deverá melhorar o atendimento aos pacientes e resultar na redução de mortes durante os tratamentos, fato que será um pioneirismo da saúde em Nova Friburgo. Ao final de seu pronunciamento, Abi-Râmia encorajou todos a juntar forças em prol da melhoria no atendimento de saúde à população.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Faria, parabenizou Jamila Calil e Renato Abi-Râmia pela boa obra, citando que a população é que sairia ganhando.
O prefeito Sérgio Xavier encerraria os discursos, porém, quebrando o protocolo, convidou a secretária de a Saúde anterior, Jamila Calil, para também fazer seu pronunciamento. Ela deu boas-vindas ao prefeito e ao secretário de Saúde, lembrando que tudo havia sido perdido na enchente, como mobiliário, muros e telhado e, no entanto, hoje o ambulatório “parece clínica particular”. A ex-secretária fez um elogio à toda a equipe que trabalhou muito na recuperação do ambulatório, inclusive tirando a lama acumulada. Ela encerrou desejando sorte a Sérgio Xavier e Renato Abi-Râmia.
E nesse clima cordial, Sérgio Xavier continuou, afirmando precisar da dedicação de todos e que todos estejam “do lado do paciente”. Para o prefeito, as pessoas haverão de sentir o resultado daquele momento, com a entrega do ambulatório bonito, moderno, de primeiro mundo.
O prefeito ainda falou aos servidores que pretende instituir um plano de cargos e salários, objetivando valorizar todos os funcionários. Garantiu que não haverá perseguição política e que contar com cada um na melhoria do atendimento de saúde.
Após o descerramento da fita, o prefeito e demais presentes visitaram as novas instalações do ambulatório.





Fonte: PMNF
Fotos: Daniel Marcus
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Reinaugurado o Ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias